Se você bloquear um número ou alguém nas redes sociais, ou mesmo deixar de seguir,  não significa que você está sendo mesquinho, vingativo, imaturo, arrogante, ou que é superior a pessoa. Significa que aquela pessoa pode ter sido tóxica para a sua vida e ao deixar de ter contato com ela, seja uma demonstração de amor próprio e inteligência emocional. Pois é preciso muita coragem para seguir sua vida e priorizando a sua paz de espírito em detrimento do que o outro vai ou não pensar.

As redes sociais são ótimas para divulgar o seu trabalho, para manter contato com amigos e fazer novos, especialmente nesses tempos de COVID-19. Mas também é um espaço que pode ser incrivelmente tóxico para sua saúde mental. É por isso que os recursos Bloquear, Desfazer amizade, Deixar de Seguir e Silenciar, são ferramentas que podem e devem ser usadas.

Preserve sua paz de espírito, ela é felicidade em meio ao caos

Se você tem pessoas em suas redes sociais que perturbam sua paz, seja cyberbullying psicossocial, assédio de qualquer tipo ou simplesmente com picuinhas improdutivas, não se sinta mal por bloqueá-las. Porque se você não ver posts ou ter qualquer tipo de interação com essas pessoas, com o passar dos dias você se sentirá melhor. Você se lembra do ditado popular que diz: o que os olhos não vê o coração não sente? Então é isso, é o botão de bloqueio dizendo que vale a pena ser usado.

É preciso fugir da toxicidade das redes sociais

Há tanta toxidade nas redes sociais que, às vezes, a gente tem vontade de excluir tudo e desaparecer nas montanhas, não é verdade? Toxidade é quando alguém usa de uma fala que pode causar sofrimento psíquico a alguém ou até mesmo um grupo. Há pessoas que fazem questão de serem odiosas nas redes sociais e dizem coisas que jamais diriam caso estivessem cara-a-cara com o ofendido. A toxidade é tamanha que precisamos ter cuidado até mesmo com certos tipos de positividade e excesso de altruísmo, pois ambos podem ser tóxicos também. E a gente vai absorvendo aquilo como se fosse uma coisa boa, quando na verdade não é. E tem gente que manda esse tipo de mensagem de manhã, de tarde e de noite, todos os dias. Por exemplo aqueles cards fofinhos dizendo: “Floresça onde você está plantado” ou “Seja comendo ovo frito ou caviar, seja grato”. Estes são exemplos de positividade e altruísmo tóxico, pois eles sugerem que não devemos lutar para vivermos a vida que acreditamos merecer.

É importante perguntar a si mesmo se você deseja rebaixar-se ao nível de todas essas pessoas tóxicas, sendo indulgente com elas e ficando com raiva de todas as coisas horríveis que elas têm a dizer, ou se prefere bloqueá-las. A toxicidade é uma razão boa o suficiente para apertar o botão de bloqueio sem remorso.

Não é errado se afastar de situações que tragam desconforto e angústia 

Bloquear alguém pode parecer um pouco agressivo ou mesmo maldoso, mas na verdade não é. Pois não é diferente de se afastar de pessoas e coisas que não lhe trazem felicidade. A única diferença é que será numa rede social. Não há realmente nada de errado em se afastar de situações que o deixam infeliz; na verdade, é aconselhável que o faça. Sua paz de espírito é importante e seu estado mental deve estar no topo de sua lista de prioridades. Além disso, você realmente não quer passar horas lutando e se provando para pessoas que nem mesmo o conhecem.

Às vezes recorremos as redes sociais só para nos distrair um pouco e esquecermos um dia ruim. Isso é perfeitamente normal, mas às vezes os trolls (os provocadores) das redes sociais podem realmente impor sentimentos negativos muito virulentos. Por exemplo, se você foi vítima de racismo ou violência baseada no gênero, pode ser difícil tolerar pessoas que sempre culpabilizam as vítimas e não os agressores desse tipo de fenomenologia social. E isso pode prejudicar sua saúde mental de forma severa, pode desencadear transtornos mentais graves e até mesmo ideações suicidas. Então, a melhor maneira de filtrar esse tipo de angústia é bloqueando os autores de comentários assim e limitando a quantidade de comentários, bem como aplicar o recurso de filtrar comentários ofensivos.

Saia de cena bloqueando sem dizer coisa alguma

O trolls e os valentões das redes sociais sempre pensarão que venceram, mesmo quando você os bloqueou. Mas, para ser honesto, os verdadeiros vencedores são aqueles que conseguem ir embora sem provar nada. Portanto, tenha certeza de que usar o botão de bloqueio não o torna um perdedor. Na verdade, faz de você um ser humano que se preza e prefere preservar sua paz, do que ser visto indo e voltando com pessoas que estão lá apenas para arrastá-lo.

Você é humano, então é normal ter reações a certas coisas, mas lembre-se de que a sua paz e a saúde mental são mais importantes do que provar um ponto de vista e correr o risco de ser atacado de modo tão agressivo que você não consiga se reerguer por dias. Suas redes sociais, são suas, seu canto, a porta da sala da sua morada e é você quem dita as regras, abre e fecha janelas, convida pessoas para uma prosa na cozinha e também que não permite entrar quem lhe faz sofrer. Dessa maneira, não se sinta mal por bloquear as pessoas, porque essa é uma grande parte do autocuidado, da autopreservação e do amor próprio.

Texto de Clara Dawn, escritora,neuropsicopedagoga, psicanalista, especialista em prevenção à drogadição, aos transtornos mentais e ao suicídio na infância e na adolescência. Clara Dawn é fundadora do Portal Raízes e presidente do IPAM – Instituto de Pesquisas Arthur Miranda em prevenção ao suicídio.






Clara Dawn, escritora, autora de 8 livros publicados, é neuropsicopedagoga e psicanalista, especialista em prevenção à drogadição, aos transtornos mentais e ao suicídio na infância e na adolescência. Clara Dawn é fundadora do Portal Raízes e presidente do IPAM – Instituto de Pesquisas Arthur Miranda em prevenção ao suicídio.