A capa da edição de setembro de 2019, da revista Marie Claire foi com certeza uma das mais lindas de todas as edições publicadas no Brasil. As irmãs gêmeas, Yacy e Yara Sá, do maranhão, esbanjaram beleza, orgulho e representatividade.

Yaci Yara 05 - Filhas de quilombolas do Maranhão, Yacy e Yara estampam capa da Marie Claire

A história das modelos é inspiradora desde muito antes das irmãs começarem a conquistar o mundo da moda. Filhas da agente penitenciaria e costureira Maria Santana, as irmãs nasceram em São Luís do Maranhão, de uma família de origem quilombola da região de Viana, cidade natal de Maria. “Nosso avô materno era carroceiro e nossa avó tinha a hortinha dela em casa, e ajudava vendendo as verduras e os legumes que plantava. Minha mãe teve uma infância bem pobre. Parte da área onde nasceu e se criou é remanescente de quilombos, por isso temos características físicas tão fortes, como nossa cor e feições”, conta Yacy.

As irmãs levam consigo traços de personalidade muito distintos, Yacy é desinibida, nutricionista por formação e se emociona ao falar da mãe; Yara é mais tímida, se dá bem em exatas e é formada em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Maranhão, a mesma da irmã. “Crescemos com a responsabilidade de ser a geração da família a se formar na faculdade”, explica Yara.

Yaci Yara 04 - Filhas de quilombolas do Maranhão, Yacy e Yara estampam capa da Marie Claire

As irmãs contrariaram a lógica que marca a maioria absoluta das trajetórias no universo da moda, no qual as modelos começam a trabalhar ainda adolescentes, pois trilharam uma vida acadêmica até os 30, quando então decidiram seguir carreira na moda depois de tanto ouvirem que deveriam tentar a carreira, decidiram arriscar os primeiros passos no mundo da moda. Segundo as irmãs, é justamente a origem quilombola que lhes deu os traços fortes e beleza da cor de suas peles, assim como a força para hoje se destacarem como modelos na passarela, nas revistas, e também para a questão da representatividade na indústria.

Yaci Yara 03 - Filhas de quilombolas do Maranhão, Yacy e Yara estampam capa da Marie Claire

Na entrevista, as gêmeas aproveitaram para falar sobre temas importantes como feminismo, e revelaram que levam as escritoras Djamila Ribeiro e Chimananda Ngozi Adichie, assim como na ex-primeira dama dos EUA, Michelle Obama, como referências para suas lutas, como mulheres negras, pela força, a elegância, o talento, que as duas agora também exibem nas passarelas e revistas do mundo.

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS



COMENTÁRIOS





Coração de Elástico
Coletânea de textos sobre sentimentos